Dice for various games, especially for rolepla...Image via Wikipedia
14º CULTURA INGLESA FESTIVAL
APRESENTA
Matt Costello,
um dos mais renomados roteiristas de games, chega ao Brasil para workshops e palestras
As inscrições são gratuitas eficam abertas até 10 de abril – vagas limitas







De 10 a 14 de maio, acontece o Workshop de Roteiro para Videogames, dentro da programação do 14º Cultura Inglesa Festival, com o escritor e multi-plataforma Matt Costello. Na mesma programação, além do workshop, serão realizadas duas palestras abertas ao público com a Profª Drª em Games pela PUC-SP Renata Gomes e uma segunda com o próprio Matt Costello. As vagas são limitadas e estão abertas até dia 10 de abril.
Serão oferecidos dois módulos do workshop, de dois dias cada, sendo o primeiro módulo dedicado a iniciantes com experiência em outras mídias (TV, Cinema e internet) e para jovens interessados em se profissionalizar na área de games, e o segundo dedicado para profissionais da área e para estudantes de cursos de graduação universitária ou técnica. O primeiro módulo compreenderá uma introdução aos componentes necessários para a construção de um game, no qual alunos serão divididos em grupos que exercitarão coletivamente o desenvolvimento de uma idéia e da apresentação de um projeto. O segundo workshop, para profissionais da área, oferecerá dinâmicas mais focadas na integração da narrativa ao universo do gameplay para o desenvolvimento de um projeto já existente. Embora as atividades sejam gratuitas, será cobrada uma taxa simbólica de R$30,00 como forma de garantir a reserva e presença dos participantes selecionados. Esse valor será reembolsado ao final do curso. Os inscritos passarão por um processo de seleção encabeçado pelo próprio tutor.
Os interessados em participar do primeiro módulo (iniciantes) deverão solicitar a ficha de inscrição e preparar uma carta de intenção para o processo de seleção (o porquê da inscrição no workshop, objetivos do inscrito, sua experiência e suas expectativas, etc ), com o currículo resumido. Os interessados em participar do segundo módulo (profissionais e estudantes) deverão preencher a ficha de inscrição, fornecer informações sobre o projeto e enviar currículo profissional e acadêmico da equipe do projeto (recomenda-se no mínimo dois profissionais por projeto). Poderá enviar outros materiais que contribuam com a seleção, como, por exemplo, portfólio ou projeto detalhado em PDF. A comunicação dos selecionados se dará até o dia 28 de abril.
No primeiro dia de programação, na segunda-feira dia 10 de maio, serão promovidas duas atividades inaugurais abertas. Pela manhã a professora Renata Gomes ministrará a aula-palestra “Videogame: imagem, narrativa e participação”, aberta para quaisquer interessados na cultura gamer, sendo obrigatória a presença dos alunos selecionados e inscritos no workshop. No final da manhã será apresentado, por profissionais da área, um painel do mercado de games no Brasil. Renata Gomes é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com a tese intitulada "Agentes Verossímeis: a construção dos personagens autônomos nos games". É coordenadora da pós-graduação lato sensu de Criação de Imagens e Sons em Meios Eletrônicos e professora do Bacharelado em Audiovisual do Senac-SP. Tem artigos publicados em livros do Brasil e no exterior, dentre os quais uma contribuição ao livro "Mapa do Jogo", vencedor do prêmio Jabuti 2009.
Às 19h do mesmo dia (10 de maio), Matt Costello ministrará a palestra aberta e gratuita “História, Gameplay e o Desafio Criativo” no auditório do Centro Brasileiro Britânico. Matt Costello abordará estratégias dinâmicas que atendam às crescentes demandas criativas para a construção de histórias junto ao gameplay.
Sobre Matt Costello:
Com obras premiadas e líderes de venda em seu currículo, o escritor multi-plataforma Matt Costello sempre empenhou-se no desafio de mesclar game play, tecnologia e história. Ele é roteirista e criador de vários projetos inovadores para jogos de computadores e consoles nos Estados Unidos e Reino Unido, televisão, internet, além de desenvolver atividades como tutor e palestrante em diversos festivais de mídia pelo mundo.
Matt Costello escreveu clássicos como videogame The 7th Guest, lançado para PC em 1993, um dos primeiros jogos em CD-Rom do mundo e, portanto, pioneiro pelo uso de gráficos 3D, como o Shellshock-Nam ‘67 (desenvolvido por Guerrilla Games e Eidos, vendeu mais de 900.000 cópias), Bad Boys 2 (desenvolvido para Empire) e Doom 3 (Id Software). Em 2005, Doom 3 foi o primeiro jogo a ser premiado em cinco categorias no E3 –a maior feira mundial de videogames cuja premiação anual é reconhecida como o “Oscar dos Games”- incluindo o Prêmio da Crítica. Costello também colaborou na criação de jogos premiados para crianças, como, por exemplo o educativo Alladin’s Mathquest desenvolvido para a Disney em colaboração com a especialista matemática Marilyn Burns, além de dois jogos matemáticos para a central de jogos online infantis no site do canal PBS (Public Broadcast System, a principal televisão pública dos EUA), baseados no programa infantil de animação Cyberchase, sucesso na programação da emissora. Também é designer de jogos RPG –Role Playing Games- e de tabuleiro, incluindo Call of Cthulhu, Batman, Lone Wolf & Club e Dungeons and Dragons, o maior clássico do gênero RPG, um gênero dos jogos em vídeo ou em tabuleiro no qual os jogadores representam personagens de um determinado universo. Também conhecido como D&D, Dungeons and Dragons apresenta um universo de regras em um mundo de fantasia com elementos mágicos de inspiração medieval. Em 1997 ele foi co-criador para o Disney Channel de uma das primeiras grandes experiências interativas na TV, durante a qual foi criada a marca ‘TV you do – TV que você faz’ da emissora. Matt Costello ainda trabalha como consultor interativo e criativo para muitos clientes, incluindo o filme Titanic de James Cameron, a BBC e empresas de vídeo game e televisão ao redor do mundo, incluindo PBS e The Disney Channel.
Para receber mais informações sobre o processo de inscrição, sobre o calendário de atividades e sobre o conteúdo da palestra os interessados devem entrar em contato com a organização do Festival através do email festival@culturainglesasp.com.br ou pelo telefone: (11) 3039-0537. As inscrições estarão abertas até o dia 10 de abril de 2010.
Desde 2007, o Cultura Inglesa Festival promove atividades de formação e intercâmbio profissional com renomados profissionais atuantes em diferentes áreas da criação e produção audiovisual, como parte das atividades compreendidas na sua programação cultural (que inclui ações em Cinema, Artes Visuais, Teatro Adulto, Teatro Infantil e Dança). Foram dois anos de intensas atividades com foco no roteiro para cinema (tutorados por Miguel Machalski, em 2007, e por Phil Parker, em 2008) e um bem-sucedido programa de formação em documentário com Christina Burnett (especialista em desenvolvimento de projetos e preparação para pitching) e Bill Nichols (o principal teórico no estudo de filmes documentais) realizado no ano passado. Em 2010, a 14a edição do Cultura Inglesa Festival promove um pioneiro workshop na área de roteirização e desenvolvimento de projetos de videogames, uma forma emergente de narrativa audiovisual que possui um mercado em desenvolvimento no Brasil como aponta a crescente demanda por cursos de graduação universitária e técnica.
Serviço:

Inscrições abertas para Workshop de Roteiros para Videogames, com Matt Costello
contato: festival@culturainglesasp.com.br ou pelo telefone: (11) 3039-0537
As inscrições estarão abertas até o dia 10 de abril de 2010

Atendimento à imprensa:
Márcia Vaz
marciavaz3@gmail.com
+55 11 9252.3192


Reblog this post [with Zemanta]

Bookmark e Compartilhe

Share/Save/Bookmark
Reações: 
0 comentários

Postar um comentário

Anunciantes

Arquivo do blog

Widget UsuárioCompulsivo

Top parceiros


Seja nosso parceiro

Adicione o nosso banner e envie
um e-mail para redecineplaneta@gmail.com

Seguidores