Table Tennis
A produtora Rockstar é cheia de surpresas e quer mostrar que tem muito mais a oferecer que "Grand Theft Auto", que por si só é uma das séries de maior sucessos nos últimos anos. A cada novo jogo, a empresa tenta lidar com temas diferentes: foi assim como "Manhunt", "Midnight Club", "Red Dead Revolver" e "The Warriors".
Agora, mais uma vez, a companhia pega todos desprevenidos, estreando num console de grande sofisticação, o Xbox 360, com um jogo aparentemente casual. Mas, ao contrário do que possa parecer, títulos com menor complexidade dependem quase exclusivamente de um sistema de jogo bem-projetado, pois não há como esconder isso com perfumarias. Nesse sentido, "Table Tennis" passa no teste com louvor.
Bolinha para lá, bolinha para cá
A proposta de "Table Tennis" é, naturalmente, reproduzir a modalidade esportiva em que os asiáticos se destacam. A fórmula de jogo não é exatamente original; pega emprestada do genial "Virtua Tennis", da Sega, que praticamente definiu os parâmetros para os jogos baseados no esporte de Rafael Nadal e Maria Sharapova. E, como o tênis de mesa mantém muitas coisas em comum, a mecânica do clássico da Sega cai como uma luva.
As raquetadas básicas do game estão distribuídas nos quatro botões principais. O mais simples deles é o "topspin", reto e rápido. Já "backspin" é mais lento, usado, por exemplo, para quebrar o ritmo. Por fim, há as bolas curvas, o "rightspin" e o "leftspin", que fazem a bolinha arquear para a direita e esquerda, respectivamente.
A importância desses efeitos, além de mudar a trajetória da raquetada, consiste em forçar o adversário ao erro, pois uma opção de devolução ruim pode resultar numa bola fora. Pressionando dois botões ao mesmo tempo, é possível aplicar dois tipos de giro ao mesmo tempo, como, por exemplo, o "topspin" e o "rightspin", que resulta num tiro rápido, mas com uma tendência de curva para a direita.
Para o jogador tentar neutralizar os efeitos, a solução é usar a mesma rebatida usada pelo oponente. O tipo do giro é identificado por uma "sombra" da mesma cor do botão usado para fazer a rebatida. O "topspin", por exemplo, feito pelo botão A, verde, tem uma trilha da mesma cor, apesar de ser difícil de ser distinguida com o "backspin", em amarelo.
Além dessas devoluções básicas, há modalidades mais extremas, como uma raquetada que gera uma pingada suave, com o intuito fazer a bolinha cair perto da rede, ou um golpe de grande força, muito rápido. Em ambos os casos, o jogador usa a barra de foco, que aumenta conforme o jogador estiver num bom momento.
Raquete digital
Mas o ponto genial de "Table Tennis", e consequentemente de "Virtua Tennis", é que obedece com primor uma regra básica de qualquer tipo de jogo: o equilíbrio entre risco e recompensa. Aqui, quanto mais rápido o jogador reagir à rebatida do oponente, ou seja, quando mais tempo pressionar o botão, melhor será a qualidade da devolução.
Quer dizer, a sua habilidade de prever a jogada ou de identificar a direção é recompensado caso a sua decisão seja correta. Por outro lado, uma análise errada colocará tudo a perder. Reagir mais tarde é uma opção, mas, nesse caso, a rebatida é mais fraca, dando vantagem para o oponente.
É importante tentar sempre rebater com "forehand", ou seja, do mesmo lado do braço que segura a raquete. O pior caso é devolver uma bolinha que vêm exatamente na direção de seu corpo, que geralmente resulta numa rebatida de má qualidade. Mais uma vez, os "top spins" por serem mais rápidos, deixam pouco espaço para rebatidas mais fortes, pois há pouco tempo de pressão dos botões. Ou seja, uma bolinha um pouco mais lenta ou alta é quase garantia de "smash", e a chance de pegar um golpe desses é o mesmo de defender um pênalti no futebol.
Por todas essas nuâncias, "Table Tennis" oferece competições eletrizantes, permitindo diversos tipos de estratégias. Sendo assim, a opção de partidas multiplayer, seja online ou não, é uma das mais divertidas. A modalidade jogada pela Xbox Live ainda oferece torneios, partidas que valem pontos para o ranking além de um simples bate-bola sem compromisso. O desempenho é excelente, sem sinal de atrasos na conexão.
Diga-se de passagem, "Table Tennis" convida o jogador para conhecer sua faceta multijogador. Um dos "achievements" - feitos de cada jogo do Xbox 360 que rendem pontos ao seu perfil - é assistir uma partida online: fique na platéia até o final da partida e some cinco pontos ao seu placar. Obviamente, nem todas as missões são fáceis assim. Ganhar cinco vezes consecutivas em partidas valendo posições no ranking oficial rende 95 "gamerpoints".
Como uma transmissão pela TV
Outro destaque de "Table Tennis" fica para os personagens, uma das reproduções de figuras humanas mais convincentes já visto nos videogames. O elenco é composto de mesatenistas de diversas etnias - brancos, negros e asiáticos - e o nível de detalhe é impressionante. O rosto possui vincos e pêlos faciais, no caso dos homens. Até mesmo o olhar dos personagens chega a surpreender. Durante a partida, você pode ver mais detalhes, como a roupa ficando molhada com o suor, que escorre ao longo do corpo.
Já os cenários, apesar de bem-feitas, se resumem a um espaço com uma mesa no meio. O som do público é o maior responsável pela ambientação. A reação da torcida depende da localidade e da situação, e misturam palmas, canções de guerra, hinos e incentivos ao jogador da casa.
Sendo um jogo simples e econômico - custa US$ 39,99 nos EUA - não espere encontrar muitas modalidades de jogos. Há apenas um modo de exibição, outro para torneio, além do treino e da opção online. O número de jogadores também é reduzido (11 no total) sem função para criar seu próprio mesatenista virtual. Ao menos, há várias opções de roupas para cada atleta.
O modo de torneio tem apenas quatro campeonatos, mas o jogo se esforça para tentar dar uma duração maior para o game, distribuindo os "achievements" de forma inteligente, como jogar o game por determinadas horas ou terminar o campeonato dentro de um limite de tempo estabelecido.
É campeão!
"Table Tennis" é uma opção simples e de apelo para um público amplo, como muitos títulos para a Xbox Live Arcade. Mas, acima de tudo, o jogo vale pela qualidade naquilo que interessa, que é o funcionamento das partidas em si. Além disso, traz personagens reproduzidos de forma estupenda. Jogos de tênis de mesa são raros, mas esse é de longe o melhor já feito até hoje.