Plataforma Android lidera mercado de smartphones vendidos no 3º trimestre

Devido ao grande avanço da tecnologia em inovações possibilitando uma enorme variedades de produtos eletrônicos agora disponíveis no mercado e ao alcance dos consumidores, os telefones celulares ainda estão entre os aparelhos eletrônicos mais vendidos, sendo os smartphones os preferidos dos consumidores, seguidos dos tablets.

Tanto é verdade que os smartphones estão se tornando preferência em todo o mundo, que uma análise feita pela Gartner, Inc., firma de consultoria que presta serviços de informação em pesquisas de tecnologia com sede em Stamford, Connecticut, nos Estados Unidos revelou um crescimento de 5,6% no mercado de telefonia móvel.

Segundo a recente pesquisa, foram vendidos 115 milhões de smartphones num total de 440,5 milhões de telemóveis comercializados no terceiro trimestre de 2011, mostrando um crescimento de 42% em relação ao mesmo período de 7% em comparação aos três meses anteriores.

O mais interessante é que a pesquisa também revela dados sobre o mercado de smartphones, que além de terem sido os aparelhos mais vendidos em todo o mundo, mais da metade destes smartphones, durante o terceiro trimestre deste ano, usavam a plataforma Android do Google.

A plataforma do Google, o Android, vem disparando na liderança dos sistemas operacionais, e os números mostram que o sistema operativo móvel conseguiu no período de um ano quase que triplicar a sua quota de mercado no segmento dos smartphones. O sistema operacional suporta 60 milhões de dispositivos vendidos, possui 52,5% do mercado, ou cerca de 60,5 milhões de unidades no trimestre, contra 25,3% no mesmo período de 2010, segundo afirmações feitas pela consultora Gartner.
De acordo com a consultora, esta grande conquista de mercado se deu por causa da fabricante Samsung, que usa a plataforma Android em seus dispositivos. Por este motivo, a empresa está em primeiro lugar como fabricante de smartphones em toda sua história ficando a frente da sua concorrente Nokia em mercados como o Europeu e o Asiático.

O segundo sistema operativo móvel mais vendido foi o Symbian, usado pela Nokia que vendeu 19,5 milhões de smartphones equipados com o sistema operacional com atualmente 16,9% do marketshare, contra 36,3% de um ano atrás, perdendo quase 20% da sua quota de mercado face ao terceiro trimestre de 2010.

Apesar das perdas, a Nokia garantiu um segundo lugar em vendas de smartphones e celulares no mundo todo. Os dados mostram que a Nokia tem 23,9% do marketshare total e 105 milhões de celulares Nokia vendidos no trimestre. A Samsung apresentou dados de 17,8% do mercado, depois a LG em 4,8%, a Apple com 3,9%, ZTE com 3,2% e RIM com 2,9%.

Já em relação a uso de sistema operacional, a Apple ocupa a terceira posição do ranking em sistema operacional mais utilizado do mundo, o iOS. A empresa, neste período, vendeu 17 milhões de iPhones, aumentando suas vendas de 13,4 milhões para 17,2 milhões de aparelhos com este sistema operacional.

Mas, apesar do aumento, seu marketshare caiu de 16,6% para 15% no período, valor que representa um crescimento de quase 4 milhões de unidades, um crescimento anual de 21%, mas que não se traduz em quota de mercado, que em comparação anual a empresa perdeu 1,6% desta quota.

A consultora Gartner porém, espera que a Apple volte a ter bons números no quarto trimestre, devido ao lançamento do novo modelo de smartphone, o iPhone 4S, que na pré-venda bateu o recorde de todos os tempos.
O mesmo aconteceu à RIM, que teve a maior queda com os aparelhos da marca Blackberry, que entre julho e setembro, apesar de suas vendas terem subido no período para 12,7 milhões de unidades de seu smartphone, sua quota no mercado caiu de 15,4% para 11% do ano passado para cá.

Já o marketshare da Microsoft entre os sistemas operacionais é modesto, no último ano, entre julho e setembro, perdeu quota e colocou no mercado menos dispositivos com o seu sistema operativo, foram somente 2,2 milhões de smartphones com Windows Phone (e Windows Mobile), uma quota de 2,7%.

No mesmo período deste ano foram vendidos 1,7 milhões de smartphones com Windows Phone, garantindo à empresa 1,5% do mercado, atrás do Bada, com 2,2%.

Segundo analistas da Gartner, os números de vendas do próximo trimestre prometem trazer grandes novas mudanças nesse ranking; a competição entre as grandes marcas irá aumentar com o lançamento de novos aparelhos como o iPhone 4S, 4 e 3GS da Apple, as novas versões de Androids no mercado, e os primeiros Windows Phones da Nokia, que roubarão parte da fatia de mercado das fabricantes Android.
Enquanto isso a gente fica à espera de maiores novidades e melhores produtos para serem consumidos.

Visite o Mania de Celular para tirar dúvidas sobre telefones celulares - http://www.maniadecelular.com.br

Enhanced by Zemanta

Bookmark e Compartilhe

Share/Save/Bookmark
Reações: 
0 comentários

Postar um comentário

Anunciantes

Arquivo do blog

Widget UsuárioCompulsivo

Top parceiros


Seja nosso parceiro

Adicione o nosso banner e envie
um e-mail para redecineplaneta@gmail.com

Seguidores